O que é Jejum Intermitente? Entenda os benefícios desta abordagem dietética

O {{excerpt}} (IF) é uma abordagem dietética que envolve ciclos de períodos de {{excerpt}} jejum. Existem muitos protocolos diferentes de IF, e é importante entender as diferenças entre eles. A dieta 5:2, por exemplo, envolve comer normalmente durante cinco dias da semana e jejum para os outros dois. Estes jejuns podem ser alternados em jejum diário ou semanal; alternadamente, você pode reduzir sua ingestão em 500 a 600 calorias para as mulheres e 650 a 700 calorias para os homens em dois dias não consecutivos a cada semana. Os benefícios do {{excerpt}} além da {{excerpt}}: Ele otimiza a resposta de seu corpo à insulina, o que reduz seu risco de desenvolver diabetes tipo 2; diminui a pressão arterial; melhora o perfil lipídico (diminuindo o colesterol LDL “mau” enquanto aumenta o colesterol HDL “bom”); reduz os níveis de açúcar no sangue; diminui a inflamação; aumenta a produção de óxido nítrico no sangue – o que permite um melhor fluxo sanguíneo – e ajuda a prevenir a aterosclerose (o endurecimento das artérias). Aqui está o que você precisa saber sobre o IF.

Quais são os benefícios do jejum intermitente?

O jejum intermitente proporciona uma gama de benefícios à saúde, incluindo perda de peso e melhor controle do açúcar no sangue. Estudos sugerem que este tipo de {{excerpt}} aumentar a expectativa de vida, prevenir o diabetes, aliviar os sintomas da depressão e reduzir o risco de certos tipos de câncer. O jejum intermitente também é uma solução simples para comer menos sem ter que eliminar completamente certos alimentos, como no caso de uma dieta pobre em calorias. Ele também pode ajudá-lo a quebrar um patamar na perda de peso, ou manter seu peso atual. O jejum intermitente também pode melhorar a função cerebral aumentando a plasticidade neuronal e a neurogênese, que é a criação de novos neurônios no cérebro. Isto é possível através de reduções no estresse oxidativo e inflamação e aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro.

Como funciona o jejum intermitente?

A maioria das pessoas come três refeições por dia e paseia em lanches no meio. Quando você come desta maneira e come regularmente, é chamado de jejum “contínuo” ou “regular”. No jejum intermitente, você come suas refeições durante um período de tempo específico. Você pode comer por 10 horas, e depois jejuar por 14 horas, por exemplo. Outros {{excerpt}} fazem você jejuar apenas um dia por semana, ou apenas uma refeição por dia ou mesmo apenas algumas horas por dia. Os tipos de jejum intermitente incluem: 16/8 : Isto é quando você jejua por 16 horas e come durante as 8 horas restantes. Comer enquanto não estiver em jejum : Isto é chamado de “jejum de dia alternado”. Você come o que quiser em um dia e depois come muito pouco, se é que vai comer alguma coisa, no dia seguinte.

Quando você não deve jejuar?

Se você tem uma condição de saúde, como diabetes, um distúrbio alimentar, está grávida ou amamentando, ou está abaixo do peso, o jejum intermitente pode não ser adequado para você. Qualquer pessoa que esteja fazendo um jejum pela primeira vez deve consultar primeiro um profissional de saúde. Ao fazer isso, você poderá obter todos os benefícios do jejum intermitente, ao mesmo tempo em que evitará quaisquer possíveis desvantagens.

Como fazer sua abordagem IF funcionar para você?

– Encontre uma maneira de aproveitá-la. Há muitas maneiras de fazer jejum intermitente, e uma delas atrairá mais a você do que outras. Se você não gosta de uma maneira, experimente outras até encontrar uma que funcione melhor para você. – Experimente com um amigo. Pode ser mais difícil quebrar uma dieta quando se está fazendo isso sozinho. Se você tiver alguém com quem fazer jejum intermitente, você pode manter um ao outro motivado e responsável. – Certifique-se de beber muita água. Você perderá peso da água como resultado do jejum, então você precisará beber água suficiente para não ficar desidratado. – Escolha uma hora do dia que funcione melhor para você. Você pode jejuar a qualquer hora do dia, mas algumas pessoas acham que preferem uma determinada hora. Certifique-se de dar a si mesmo tempo suficiente para se acostumar com o novo padrão; caso contrário, é mais provável que você quebre seu jejum cedo.

Palavras finais

O jejum intermitente pode ser uma ótima maneira de perder peso e melhorar sua saúde. É importante encontrar uma maneira de fazer com que isso funcione para você. E, como em qualquer outra dieta, é importante ter certeza de que você está recebendo vitaminas e minerais suficientes, especialmente se você estiver em jejum por longos períodos de tempo.

Você pode gostar...

Pesquisar